Galeria e Vídeo Actualizado
Novos vídeos adicionados - ver
Novos links para galerias de fotos adicionados - ver
14-05-2009

Encerramento da Programação

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

3 Outubro - Sábado
22h00
Concerto Orquestra do Norte
Igreja de São Gonçalo - Amarante
Entrada Livre








Terá lugar na Igreja de São Gonçalo o Concerto que marcará o encerramento da programação dos 200 Anos da 2ª. Invasão Francesa em Amarante.

O concerto irá ser protagonizado pelo Coro e Orquestra do Norte que acompanham Elvira Ferreira (soprano), Patricia Porzio (meio-soprano), Rui Taveira (tenor), Luís Rodrigues (barítono) e dirigidos pelo Maestro José Ferreira Lobo, num programa composto pela obra de Ludwig van Beethoven - «Sinfonia Nº 9 em Ré Menor, Op.125 "Coral"».

"Amarante – a heróica defesa da ponte” Livro de BD

segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Terá lugar, no próximo dia 26 de Setembro, a apresentação do livro de banda desenhada, de José Ruy, intitulado “Amarante – a heróica defesa da ponte”, que será feita por Amadeu Ferreira, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, pelas 15:00.

José Ruy nasceu na Amadora, em Maio de 1930, onde reside. Tendo-se iniciado como desenhador e autor dos textos com apenas 14 anos, cursou artes gráficas na Escola António Arroyo e frequentou habilitação às Belas Artes, tendo sido discípulo de mestres da pintura como Rodrigo Alves, Falcão Trigoso e Júlio Santos.Ao longo do seu percurso tem colaborado com ilustrações e capas em diversos jornais, revistas e livros, sendo considerado o autor português de banda desenhada com maior número de álbuns publicados e reconhecido o seu trabalho, nacional e internacionalmente, pelo rigor e qualidade.Primeiro autor a ser galardoado com o prémio de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1990, foi também distinguido, no ano seguinte, com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal.O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, escreveu a propósito que “ao patrocinar esta publicação, a Câmara Municipal de Amarante cumpre mais um dos pontos do programa evocativo do II Centenário da Defesa da Ponte; ao fazê-lo (e até porque esta obra terá distribuição nacional), crê estar também a prestar um serviço cultural ao País.”

Fonte: www.cm-amarante.pt

Inauguração Exposição

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vai a inaugurar já no próximo sábado, dia 20 de Junho, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira a Exposição Bibliográfica "Amarante e o tempo das Invasões Francesas". A exposição estará patente até 19 Julho.
No mesmo dia, mas pelas 21h30, será feita a Apresentação da Edição fac-similada das poesias do Abade de Jazente seguida da declamação de poesia pelo diseur Fernando Soares.

Wallpaper Bicentenário

sexta-feira, 15 de maio de 2009


© Miguel Rocha Silva

Fotomontagem alusiva ao Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante
Faça o download grátis: abrir imagem e de seguida "guardar imagem como"

Nas bocas do Mundo

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Foto: Luís Bravo Pereira

Depois das mais de 15.000 pessoas que assistiram à Recriação Histórica da Defesa da Ponte de Amarante no passado dia 18 e 19 de Abril, de um suplemento de 12 páginas dedicado aos "Heróis de Amarante" no Jornal de Notícias de 29 de Abril e dos mais rasgados elogios vindos de todos os lados, é possível encontrar, em muitos sites nacionais e estrangeiros, referências ao Programa do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante e à Recriação Histórica.
O Fórum Ucraniano “Expat Ukraine fórum” é um desses exemplos. Discute o tema das invasões francesas em Portugal e dá a conhecer a recriação histórica realizada em Amarante com fotos, textos e vídeos, tal como Luís Bravo Pereira, fotógrafo e docente de fotografia aplicada (fotografia científica de obras de arte, biológica, etc.), presentemente leccionando na Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes, que se deslocou a Amarante captando imagens belíssimas, algumas delas exclusivas dos momentos de preparação da pólvora.




Fotos: Luís Bravo Pereira ver galeria

Suplemento do Jornal de Notícias - "Os Heróis de Amarante"



Cerimónia de Homenagem 2ª. parte

segunda-feira, 4 de maio de 2009


Fotos: C.M. Amarante

Decorreu no passado dia 2 de Maio a Cerimónia de Homenagem às Vítimas da II Invasão Francesa em Amarante. O dia iniciou-se na Igreja de S. Gonçalo com a Missa de Acção de Graças e Sufrágio às Vítimas da II Invasão Francesa em Amarante celebrada por D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto, pelo Monsenhor Clemente, e pelo Pe. José Manuel e Pe. Pacheco, acompanhados pela fanfarra do Exército e pelo Coro de S. Gonçalo.
Pelas 11h30, na Ponte de S. Gonçalo e junto à placa comemorativa do Centenário da Defesa da Ponte durante a II Invasão Francesa, aguardavam já um pelotão do RI 13 de Vila Real e a Fanfarra do Exército pela deposição de duas coroas de flores em memória de todos os que pereceram em defesa da Ponte de Amarante. Coube, assim, ao Presidente da Câmara de Amarante, Dr. Armindo Abreu, e ao General Lima Pinto em representação do Exército prestar as devidas homenagens.
Para a tarde estava reservado o Colóquio sobre a temática das Invasões. Foram mais de uma centena aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às elucidativas intervenções dos três oradores convidados. O General Carlos de Azeredo, profundo conhecedor da II Invasão Francesa e do episódio de Amarante, apontou as principais causas do fracasso da II Invasão Napoleónica nas margens do Tâmega, mencionando o General Silveira e todos aqueles anónimos membros do povo que lutaram como verdadeiros militares. O Dr. Sérgio Veludo Coelho abordou a temática da evolução do Exército Português depois de 1809, referindo que de praticamente não existente em 1807 o Exército Português passou mais tarde a ser elogiado por Ingleses e Franceses. O final estava reservado ao Coronel Américo Henriques, conhecido pelos seus dotes como orador, abordando a importância do povo na Guerra Peninsular. Este, fazendo jus à reputação que lhe é imputada cativou de início ao fim a atenção de todos com a sua apaixonada, autêntica e comovente forma de abordar a história.
A encerrar este dia dedicado à memória das Vítimas da II Invasão Francesa em Amarante decorreu o Recital “In Memoriam das Invasões Francesas”. Uma vez mais a Igreja de S. Gonçalo foi pequena para acolher aqueles que quiseram testemunhar a singular qualidade das vozes de Pedro Nunes e Maria José Ribeiro de Carvalho acompanhados pelo Ensemble Vox Angelis.

Exposição

NOVA DATA DE ENCERRAMENTO - 17 de MAIO




Fotos: MiguelRochaSilva

Inaugurada em 4 de Abril, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a exposição temporária “200 Anos da Defesa da Ponte de Amarante” recebeu até 3 de Maio mais de 4000 visitantes. Entre os visitantes incluem-se individuais nacionais e estrangeiros, grupos escolares e não escolares e comunidade local. O pico de visitantes registou-se no dia 19 de Abril com muito perto de 500 visitantes.
Dada a notável aceitação que a mesma está a ter perante o público, o Município de Amarante conseguiu junto das entidades que colaboraram com a mesma, a prorrogação do período de exposição por mais duas semanas, passando esta, a encerrar a 17 de Maio.
A exposição é um perfeito complemento para a comunidade escolar que aborda a temática das invasões francesas no seu plano de estudos, já que explana em várias perspectivas o que foram as Invasões Francesas com especial incidência no episódio de Amarante. Exemplo disso é a maqueta (4m x 1,60m) que elucida de forma mais real como era a Villa em 1809 e como estavam dispostas as tropas na época.


Visitas Guiadas para grupos com marcação prévia

Sondagem

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Resultados da primeira sondagem efectuada.

Questão: Conhecia a importância de Amarante na 2.ª Invasão Francesa?
Sim
77% (34)
Pouco, apenas ouvi falar
16% (7)
Não
7% (3)
Total de votos
100% (44)

Uma nova sondagem está já on-line com o intuito de saber a opinião dos visitantes quanto ao programa proposto para a Comemoração da II Invasão Francesa em Amarante. Vote, dê-nos a sua opinião.

Vídeo

quinta-feira, 23 de abril de 2009




Vídeo por: maraoonlinevideo


Vídeo por: ERAFM

amaranteTV douroverdeTV



Vídeo por DarkAngelDarkSouls



Vídeo por José Couto

Galeria








Fotos: Pedro Costa

+ fotos
maranus.net
Napoleão Monteiro
E.Rocha
Tâmega Online
Paulo Teixeira (novo)
Luís Bravo Pereira (novo)
John2072 (novo)

Cerimónia de Homenagem

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, convida V. Ex.a a assistir à Cerimónia de Homenagem às Vítimas da II Invasão Francesa, a ter lugar pelas 10h00m. do próximo dia 2 de Maio - Sábado - na Igreja de S. Gonçalo.

Programa
10h00 Missa de Acção de Graças e Sufrágio às Vítimas da II Invasão Francesa
Igreja de S. Gonçalo

11h30 Deposição de Flores em Memória às Vítimas da II Invasão Francesa
Ponte de S. Gonçalo

15h30 Colóquio
General Carlos de Azeredo - “Nas Margens do Tâmega fracassou a II Invasão Napoleónica”
Dr. Sérgio Veludo - “O Exército Português em 1809”
Coronel Américo Henriques - “O Povo Português na Guerra Peninsular”
Biblioteca Municipal Albano Sardoeira

* Motivos pessoais e imprevistos impedem a Prof.ª Dr.ª Isabel Vargues de estar presente neste Colóquio como inicialmente previsto

21h30 Vox Angelis - Recital "In Memoriam das Invasões Francesas"
Igreja de S. Gonçalo



+ informação

Recriação Histórica 18 Abril

domingo, 19 de abril de 2009








Fotos: MiguelRochaSilva

Informação

quinta-feira, 16 de abril de 2009

De modo a que a Sessão Solene de Abertura do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante e a Recriação Histórica decorram dentro da normalidade, de forma a poderem ser apreciados por todos aqueles que visitarem Amarante no dia 18 de Abril, o Município de Amarante solicita a colaboração e compreensão de todos em relação às indicações propostas para os cortes de trânsito.
Solicita-se, igualmente, para que dentro das zonas onde o trânsito está proibido não hajam veículos estacionados, para que a Recriação Histórica possa decorrer sem qualquer espécie de contrariedade.

Sessão Solene de Abertura

terça-feira, 14 de abril de 2009



Irá ter lugar no próximo dia 18 de Abril, pelas 15h00, a Sessão Solene de Abertura do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante. Primeiramente, na Alameda Teixeira de Pascoaes, decorrerá a recepção com guarda de honra às entidades militares presentes e a parada militar, logo de seguida no Salão Nobre dos Paços do Concelho decorrerá a Abertura da Sessão Solene. Esta Sessão irá contar com a presença do General Ramalho Eanes, em representação da Presidência da República, o Chefe de Estado-Maior do Exército, o General José Luis Pinto Ramalho em representação do Senhor Ministro da Defesa Nacional e o Cônsul-Geral de França no Porto em representação do Senhor Embaixador de França em Portugal.
Posteriormente a esta, pelas 17h30, iniciará a primeira parte da Recriação Histórica, recriando a entrada dos Franceses na então Villa D’Amarante. Esta Recriação, que conta com a participação de mais de 150 recriadores, vindos, não só, de Portugal como também de Espanha e França, continuará pelas 21h45 com a simulação dos vários ataques por parte dos franceses e a recriação do episódio da Defesa da Ponte. Com o intuito de tornar, ainda, mais real a recriação, serão dispostos em vários locais do Centro Histórico elementos representativos do que seriam na altura os obstáculos e barricadas colocados para atrasar a progressão das tropas francesas. Os cenários de batalha serão, igualmente, complementados com pirotecnia e efeitos de fumo, simulando os vários incêndios que foram ateados em 1809.

Inauguração Exposição

quarta-feira, 1 de abril de 2009


Foi inaugurada no passado 4 de Abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, e a Directora Regional da Cultura do Norte, Helena Gil, a exposição “200 anos da Defesa da Ponte de Amarante”.
A inauguração contou com mais de uma centena e meia de convidados e visitantes, que tiveram a oportunidade de apreciar os diversos objectos ligados às Invasões Francesas e, ainda, a surpresa que estava reservada para esse dia, uma maqueta (4m x 1,60m) representando a Villa D’Amarante em 1809. Nesta maqueta é possível visualizar a configuração urbana da época, estando representados edifícios que ao longo do tempo desapareceram ou foram sofrendo alterações, e a disposição das tropas portuguesas e francesas no terreno.
Sobre a exposição, Armindo Abreu referiu que a sua abertura é o primeiro acto de vários que vão acontecer até Setembro, relativos ao Bicentenário da II Invasão Francesa, tendo destacado que a realização da exposição se deve à boa vontade de muitas instituições.
A exposição pode ser visitada na sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso até 3 de Maio.

Horário de Funcionamento:
De Terça-Feira a Domingo das 10h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m
Últimas admissões: 12h00m e 17h00m
Encerra às Segundas-feiras, Dias-Santos, Feriados e Feriado Municipal (8 de Julho)


Fotos: C.M.Amarante




O Presidente da Câmara Municipal de Amarante e o Director do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso convidam V. E.xa a assistir à inauguração da Exposição "200 Anos da Defesa da Ponte de Amarante", a ter lugar pelas 16h00 do próximo dia 4 de Abril - Sábado - na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.


RTP em Amarante

terça-feira, 31 de março de 2009



Os programas da RTP1, Praça da Alegria e Portugal no Coração vão ser emitidos a partir de Amarante no dia 31 de Março. Serão seis horas de emissão em directo a partir do Largo de S.Gonçalo.
A emissão terá início às 10horas com a Praça de Alegria e terminará às 18horas com o Portugal no Coração. Ao longo da emissão os dois programas tratarão temas de Amarante nas áreas da cultura, história, com destaque para as Invasões Francesas, gastronomia, lazer, música popular e artesanato.

Actividades na Biblioteca Municipal

segunda-feira, 16 de março de 2009

Biblioteca Municipal Albano Sardoeira

20 Junho a 19 Julho
Exposição
“Amarante e o tempo das Invasões Francesas: Exposição Bibliográfica”

20 Junho
21h30 Sessão de Poesia por Fernando Soares
Apresentação do livro “Poesias do Abade de Jazente”

11 Julho
16h00 Conferência – Prof. Dr.ª Teresa Caillaux de Almeida – “Amarante e as Invasões Francesas – tipologia de uma memória”

26 Setembro
16h00 Conferência – Prof. Viriato Eiras Capela
Apresentação das Memórias Paroquiais de Amarante

(Início do Ano Lectivo)
Apresentação da “Defesa da Ponte de Amarante em Banda Desenhada” por José Ruy

2 Outubro
21h00 Conferência – Prof. Dr. António Pedro Vicente

Programa


Cerimónia de Homenagem

Cerimónia de Homenagem às vítimas da II Invasão Francesa
2 de Maio

Este dia será dedicado às vítimas da II Invasão Francesa sendo, para isso, prestadas as devidas Homenagens.

Manhã

- Missa de Acção de Graças e Sufrágio (Igreja de S. Gonçalo)

- Homenagem às vítimas da II Invasão Francesa (Ponte de S. Gonçalo)
Homenagem, por parte do Município de Amarante e do Exército Português, através do depósito de uma coroa de flores e por um pequeno momento musical.

15h30
Colóquio
(Biblioteca Municipal Albano Sardoeira)

Este encontro tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a importância estratégica que a cidade de Amarante teve no desenrolar da Segunda Invasão, clarificar pormenores sobre as Invasões, o desenrolar de toda a acção, as estratégias de batalha, o pós Invasão, entre outros aspectos julgados importantes.
Assim, farão parte como oradores:

General Carlos de Azeredo – Entre outros é autor de diversas publicações históricas que descrevem a II Invasão Francesa com especial atenção para o episódio da Ponte de Amarante.

Coronel Américo Henriques – É investigador e estudioso da História Militar de Portugal. Tem obra editada, da qual se destaca a publicação do IAEM para apoio das suas aulas e, recentemente, em DVD, a História de Portugal, através da história de 35 monarcas.

Dr. Sérgio Veludo – Professor na Instituto Politécnico do Porto, Membro da Associação Napoleónica Portuguesa e autor, entre outras, de diversas publicações relacionadas com os Uniformes Militares Portugueses.

21h30
Vox Angelis
– Recital "In Memoriam - Revoluções Francesas"
Igreja de S. Gonçalo

Bibliografia

terça-feira, 3 de março de 2009

É possível encontrar relatos sobre a 2.ª Invasão Francesa, com especial atenção ao episódio de Amarante, entre outras, nas seguintes publicações:



Título: Amarante e a Guerra Peninsular
Autor: Costa Santos
Edição: 1993
Editor: Edições do Tâmega
ISBN: 9729470049




Título: O General Silveira e a Reedificação de Amarante
Autor: Albano Sardoeira
Edição: 1.ª Edição, 1954 – 2.ª Edição 2008 (edição fac-similada)
Editor: Câmara Municipal de Amarante
ISBN: 9789898141057




Título: História de Amarante
Edição: 1.ª Edição, 1814 – 2.ª Edição, 2008 (edição fac-similada)
Editor: Câmara Municipal de Amarante
ISBN: 9789898141033



Título: Aqui Não Passaram – O Erro Fatal de Napoleão
Autor: Carlos de Azeredo
Edição: 2006
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9722622242



Título: Invasão do Norte – 1809 – A Campanha do General Silveira contra o Marechal Soult
Autor: Carlos de Azeredo
Edição: 2004
Editor: Tribuna da História
ISBN: 9789728799243

Cartaz e Logótipo

segunda-feira, 2 de março de 2009







Conferência de Imprensa









Decorreu hoje, dia 2 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante a conferência de imprensa de apresentação do evento comemorativo "200 anos da 2.ª Invasão Francesa em Amarante". Armindo Abreu, Presidente da autarquia, informou os jornalistas presentes sobre as pretensões do Município no âmbito das comemorações.

Recriação Histórica

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009














A Recriação Histórica é organizada em estreita colaboração com a Associação Napoleónica Portuguesa / Grupo de Recriação Histórica do Município de Almeida.

A Associação Napoleónica Portuguesa foi criada em 26 de Novembro de 2003 e é uma associação sem fins lucrativos. Funcionam como um Grupo de Voluntários entusiastas interessados em recriar de forma rigorosa os episódios das Invasões Francesas.
http://www.anp.pt/

Para a Recriação Histórica, a realizar em 18 de Abril, está prevista a participação de mais de 150 Recriadores Históricos vindos, não só de Portugal, como também de Espanha. Estes recriadores devidamente fardados à época, representando as forças portuguesas e francesas irão sobretudo simular os diversos combates ocorridos na então, Villa d’Amarante. Para isso, será recriado na cidade um cenário de batalha, composto por barricadas entre outros objectos, que servirão de pano de fundo às lutas corpo-a-corpo e aos avanços e recuos das tropas francesas e portuguesas.
O ponto alto da recriação acontecerá à noite, onde o episódio da Ponte será recriado, recorrendo à instalação de uma barricada no meio da Ponte e aos consequentes ataques à mesma. Toda esta encenação contará com peças reais de artilharia e efeitos pirotécnicos que simularão a explosão da barricada e a resultante passagem dos franceses.

No Domingo de manhã (19 de Abril) a ANP e os recriadores presentes farão pequenas demonstrações de ordem unida e de tiros de mosquete/canhão e estarão disponíveis para esclarecimentos sobre armamento e outras questões técnicas.


18 de Abril 2009 (Sábado)


Tarde – Recriação Histórica – Largo de St.ª Luzia, seguindo pelas Ruas da Cidade;
Combates simulando a progressão das forças francesas e o recuo das portuguesas até perto da Ponte.

Noite – Recriação Histórica – Largo S. Gonçalo;
Simulação do assalto final e destruição da barricada situada na Ponte.

19 de Abril 2009 (Domingo)

Manhã – Demonstrações de ordem unida e de tiros de mosquete/canhão;
Sessão de Encerramento da Recriação Histórica


Memória Descritiva da Recriação Histórica

Exposição













1) Espada do General Silveira 2) Tapeçaria "O Incêndio de Amarante" de Guilherme Camarinha

"200 Anos da Defesa da Ponte de Amarante"
4 de Abril a 3 de Maio 2009
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

Inauguração da Exposição 4 de Abril - 16h00

A exposição contará com cerca de uma centena de objectos directamente ligados às Invasões Francesas, sendo que alguns destes são pertença do Município de Amarante.

Farão, assim, parte: Fardamentos, Armamento, Acessórios, Documentos originais da época, Gravuras, Mapas, entre outros.

Destacam-se, entre muitos, os objectos ligados ao espólio General Silveira tais como:
> Espada de Honra atribuída ao General pelos portugueses residentes em Londres.
A Espada é similar às atribuídas aos oficiais britânicos que mais se distinguiram na defesa do Reino Unido;
> Barretina e 6 Comendas atribuídas a Silveira;
> Óleo sobre tela, (274x167 cm) representando o General em traje de Gala;

De destacar ainda:
> Cópia de uma carta escrita pelo Tenente-Coronel Robert Patrick em Amarante, em 1809, dirigida ao Marshal Beresford, cedida pela Universidade de Rice no Texas – EUA.
> Tapeçaria “O Incêndio de Amarante” de Guilherme Camarinha – Actualmente no Tribunal Judicial de Amarante.

O Material em exposição é proveniente do Museu Militar de Lisboa, Arquivo Histórico Militar, Museu Municipal Leonel Trindade – Torres Vedras, Arquivo Histórico de Óbidos, Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, Direcção-Geral da Administração da Justiça, Lusitania – Companhia de Seguros e de pessoas individuais.