Galeria e Vídeo Actualizado
Novos vídeos adicionados - ver
Novos links para galerias de fotos adicionados - ver
14-05-2009

Sondagem

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Resultados da primeira sondagem efectuada.

Questão: Conhecia a importância de Amarante na 2.ª Invasão Francesa?
Sim
77% (34)
Pouco, apenas ouvi falar
16% (7)
Não
7% (3)
Total de votos
100% (44)

Uma nova sondagem está já on-line com o intuito de saber a opinião dos visitantes quanto ao programa proposto para a Comemoração da II Invasão Francesa em Amarante. Vote, dê-nos a sua opinião.

Vídeo

quinta-feira, 23 de abril de 2009




Vídeo por: maraoonlinevideo


Vídeo por: ERAFM

amaranteTV douroverdeTV



Vídeo por DarkAngelDarkSouls



Vídeo por José Couto

Galeria








Fotos: Pedro Costa

+ fotos
maranus.net
Napoleão Monteiro
E.Rocha
Tâmega Online
Paulo Teixeira (novo)
Luís Bravo Pereira (novo)
John2072 (novo)

Cerimónia de Homenagem

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, convida V. Ex.a a assistir à Cerimónia de Homenagem às Vítimas da II Invasão Francesa, a ter lugar pelas 10h00m. do próximo dia 2 de Maio - Sábado - na Igreja de S. Gonçalo.

Programa
10h00 Missa de Acção de Graças e Sufrágio às Vítimas da II Invasão Francesa
Igreja de S. Gonçalo

11h30 Deposição de Flores em Memória às Vítimas da II Invasão Francesa
Ponte de S. Gonçalo

15h30 Colóquio
General Carlos de Azeredo - “Nas Margens do Tâmega fracassou a II Invasão Napoleónica”
Dr. Sérgio Veludo - “O Exército Português em 1809”
Coronel Américo Henriques - “O Povo Português na Guerra Peninsular”
Biblioteca Municipal Albano Sardoeira

* Motivos pessoais e imprevistos impedem a Prof.ª Dr.ª Isabel Vargues de estar presente neste Colóquio como inicialmente previsto

21h30 Vox Angelis - Recital "In Memoriam das Invasões Francesas"
Igreja de S. Gonçalo



+ informação

Recriação Histórica 18 Abril

domingo, 19 de abril de 2009








Fotos: MiguelRochaSilva

Informação

quinta-feira, 16 de abril de 2009

De modo a que a Sessão Solene de Abertura do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante e a Recriação Histórica decorram dentro da normalidade, de forma a poderem ser apreciados por todos aqueles que visitarem Amarante no dia 18 de Abril, o Município de Amarante solicita a colaboração e compreensão de todos em relação às indicações propostas para os cortes de trânsito.
Solicita-se, igualmente, para que dentro das zonas onde o trânsito está proibido não hajam veículos estacionados, para que a Recriação Histórica possa decorrer sem qualquer espécie de contrariedade.

Sessão Solene de Abertura

terça-feira, 14 de abril de 2009



Irá ter lugar no próximo dia 18 de Abril, pelas 15h00, a Sessão Solene de Abertura do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante. Primeiramente, na Alameda Teixeira de Pascoaes, decorrerá a recepção com guarda de honra às entidades militares presentes e a parada militar, logo de seguida no Salão Nobre dos Paços do Concelho decorrerá a Abertura da Sessão Solene. Esta Sessão irá contar com a presença do General Ramalho Eanes, em representação da Presidência da República, o Chefe de Estado-Maior do Exército, o General José Luis Pinto Ramalho em representação do Senhor Ministro da Defesa Nacional e o Cônsul-Geral de França no Porto em representação do Senhor Embaixador de França em Portugal.
Posteriormente a esta, pelas 17h30, iniciará a primeira parte da Recriação Histórica, recriando a entrada dos Franceses na então Villa D’Amarante. Esta Recriação, que conta com a participação de mais de 150 recriadores, vindos, não só, de Portugal como também de Espanha e França, continuará pelas 21h45 com a simulação dos vários ataques por parte dos franceses e a recriação do episódio da Defesa da Ponte. Com o intuito de tornar, ainda, mais real a recriação, serão dispostos em vários locais do Centro Histórico elementos representativos do que seriam na altura os obstáculos e barricadas colocados para atrasar a progressão das tropas francesas. Os cenários de batalha serão, igualmente, complementados com pirotecnia e efeitos de fumo, simulando os vários incêndios que foram ateados em 1809.

Inauguração Exposição

quarta-feira, 1 de abril de 2009


Foi inaugurada no passado 4 de Abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, e a Directora Regional da Cultura do Norte, Helena Gil, a exposição “200 anos da Defesa da Ponte de Amarante”.
A inauguração contou com mais de uma centena e meia de convidados e visitantes, que tiveram a oportunidade de apreciar os diversos objectos ligados às Invasões Francesas e, ainda, a surpresa que estava reservada para esse dia, uma maqueta (4m x 1,60m) representando a Villa D’Amarante em 1809. Nesta maqueta é possível visualizar a configuração urbana da época, estando representados edifícios que ao longo do tempo desapareceram ou foram sofrendo alterações, e a disposição das tropas portuguesas e francesas no terreno.
Sobre a exposição, Armindo Abreu referiu que a sua abertura é o primeiro acto de vários que vão acontecer até Setembro, relativos ao Bicentenário da II Invasão Francesa, tendo destacado que a realização da exposição se deve à boa vontade de muitas instituições.
A exposição pode ser visitada na sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso até 3 de Maio.

Horário de Funcionamento:
De Terça-Feira a Domingo das 10h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m
Últimas admissões: 12h00m e 17h00m
Encerra às Segundas-feiras, Dias-Santos, Feriados e Feriado Municipal (8 de Julho)


Fotos: C.M.Amarante




O Presidente da Câmara Municipal de Amarante e o Director do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso convidam V. E.xa a assistir à inauguração da Exposição "200 Anos da Defesa da Ponte de Amarante", a ter lugar pelas 16h00 do próximo dia 4 de Abril - Sábado - na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.