Galeria e Vídeo Actualizado
Novos vídeos adicionados - ver
Novos links para galerias de fotos adicionados - ver
14-05-2009

Cerimónia de Homenagem 2ª. parte

segunda-feira, 4 de maio de 2009


Fotos: C.M. Amarante

Decorreu no passado dia 2 de Maio a Cerimónia de Homenagem às Vítimas da II Invasão Francesa em Amarante. O dia iniciou-se na Igreja de S. Gonçalo com a Missa de Acção de Graças e Sufrágio às Vítimas da II Invasão Francesa em Amarante celebrada por D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto, pelo Monsenhor Clemente, e pelo Pe. José Manuel e Pe. Pacheco, acompanhados pela fanfarra do Exército e pelo Coro de S. Gonçalo.
Pelas 11h30, na Ponte de S. Gonçalo e junto à placa comemorativa do Centenário da Defesa da Ponte durante a II Invasão Francesa, aguardavam já um pelotão do RI 13 de Vila Real e a Fanfarra do Exército pela deposição de duas coroas de flores em memória de todos os que pereceram em defesa da Ponte de Amarante. Coube, assim, ao Presidente da Câmara de Amarante, Dr. Armindo Abreu, e ao General Lima Pinto em representação do Exército prestar as devidas homenagens.
Para a tarde estava reservado o Colóquio sobre a temática das Invasões. Foram mais de uma centena aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às elucidativas intervenções dos três oradores convidados. O General Carlos de Azeredo, profundo conhecedor da II Invasão Francesa e do episódio de Amarante, apontou as principais causas do fracasso da II Invasão Napoleónica nas margens do Tâmega, mencionando o General Silveira e todos aqueles anónimos membros do povo que lutaram como verdadeiros militares. O Dr. Sérgio Veludo Coelho abordou a temática da evolução do Exército Português depois de 1809, referindo que de praticamente não existente em 1807 o Exército Português passou mais tarde a ser elogiado por Ingleses e Franceses. O final estava reservado ao Coronel Américo Henriques, conhecido pelos seus dotes como orador, abordando a importância do povo na Guerra Peninsular. Este, fazendo jus à reputação que lhe é imputada cativou de início ao fim a atenção de todos com a sua apaixonada, autêntica e comovente forma de abordar a história.
A encerrar este dia dedicado à memória das Vítimas da II Invasão Francesa em Amarante decorreu o Recital “In Memoriam das Invasões Francesas”. Uma vez mais a Igreja de S. Gonçalo foi pequena para acolher aqueles que quiseram testemunhar a singular qualidade das vozes de Pedro Nunes e Maria José Ribeiro de Carvalho acompanhados pelo Ensemble Vox Angelis.

1 comentários:

Anónimo disse...

É só para felicita-lo pelo excelente trabalho elaborado neste blog.

Enviar um comentário