quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Terá lugar na Igreja de São Gonçalo o Concerto que marcará o encerramento da programação dos 200 Anos da 2ª. Invasão Francesa em Amarante.
Foto: Luís Bravo Pereira
Depois das mais de 15.000 pessoas que assistiram à Recriação Histórica da Defesa da Ponte de Amarante no passado dia 18 e 19 de Abril, de um suplemento de 12 páginas dedicado aos "Heróis de Amarante" no Jornal de Notícias de 29 de Abril e dos mais rasgados elogios vindos de todos os lados, é possível encontrar, em muitos sites nacionais e estrangeiros, referências ao Programa do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante e à Recriação Histórica.
O Fórum Ucraniano “Expat Ukraine fórum” é um desses exemplos. Discute o tema das invasões francesas em Portugal e dá a conhecer a recriação histórica realizada em Amarante com fotos, textos e vídeos, tal como Luís Bravo Pereira, fotógrafo e docente de fotografia aplicada (fotografia científica de obras de arte, biológica, etc.), presentemente leccionando na Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes, que se deslocou a Amarante captando imagens belíssimas, algumas delas exclusivas dos momentos de preparação da pólvora.
Fotos: Luís Bravo Pereira ver galeria
Suplemento do Jornal de Notícias - "Os Heróis de Amarante"
Inaugurada em 4 de Abril, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a exposição temporária “200 Anos da Defesa da Ponte de Amarante” recebeu até 3 de Maio mais de 4000 visitantes. Entre os visitantes incluem-se individuais nacionais e estrangeiros, grupos escolares e não escolares e comunidade local. O pico de visitantes registou-se no dia 19 de Abril com muito perto de 500 visitantes.
Dada a notável aceitação que a mesma está a ter perante o público, o Município de Amarante conseguiu junto das entidades que colaboraram com a mesma, a prorrogação do período de exposição por mais duas semanas, passando esta, a encerrar a 17 de Maio.
A exposição é um perfeito complemento para a comunidade escolar que aborda a temática das invasões francesas no seu plano de estudos, já que explana em várias perspectivas o que foram as Invasões Francesas com especial incidência no episódio de Amarante. Exemplo disso é a maqueta (4m x 1,60m) que elucida de forma mais real como era a Villa em 1809 e como estavam dispostas as tropas na época.
Resultados da primeira sondagem efectuada.
Questão: Conhecia a importância de Amarante na 2.ª Invasão Francesa?
Sim
77% (34)
Pouco, apenas ouvi falar
16% (7)
Não
7% (3)
Total de votos
100% (44)
Uma nova sondagem está já on-line com o intuito de saber a opinião dos visitantes quanto ao programa proposto para a Comemoração da II Invasão Francesa em Amarante. Vote, dê-nos a sua opinião.
Vídeo por: maraoonlinevideo
Vídeo por: ERAFM
amaranteTV
douroverdeTV
Vídeo por DarkAngelDarkSouls
Vídeo por José Couto
Fotos: Pedro Costa
+ fotos
maranus.net
Napoleão Monteiro
E.Rocha
Tâmega Online
Paulo Teixeira (novo)
Luís Bravo Pereira (novo)
John2072 (novo)
O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, convida V. Ex.a a assistir à Cerimónia de Homenagem às Vítimas da II Invasão Francesa, a ter lugar pelas 10h00m. do próximo dia 2 de Maio - Sábado - na Igreja de S. Gonçalo.
Programa
10h00 Missa de Acção de Graças e Sufrágio às Vítimas da II Invasão Francesa
Igreja de S. Gonçalo
11h30 Deposição de Flores em Memória às Vítimas da II Invasão Francesa
Ponte de S. Gonçalo
15h30 Colóquio
General Carlos de Azeredo - “Nas Margens do Tâmega fracassou a II Invasão Napoleónica”
Dr. Sérgio Veludo - “O Exército Português em 1809”
Coronel Américo Henriques - “O Povo Português na Guerra Peninsular”
Biblioteca Municipal Albano Sardoeira
* Motivos pessoais e imprevistos impedem a Prof.ª Dr.ª Isabel Vargues de estar presente neste Colóquio como inicialmente previsto
21h30 Vox Angelis - Recital "In Memoriam das Invasões Francesas"
Igreja de S. Gonçalo
+ informação
Biblioteca Municipal Albano Sardoeira
20 Junho a 19 Julho
Exposição
“Amarante e o tempo das Invasões Francesas: Exposição Bibliográfica”
20 Junho
21h30 Sessão de Poesia por Fernando Soares
Apresentação do livro “Poesias do Abade de Jazente”
11 Julho
16h00 Conferência – Prof. Dr.ª Teresa Caillaux de Almeida – “Amarante e as Invasões Francesas – tipologia de uma memória”
26 Setembro
16h00 Conferência – Prof. Viriato Eiras Capela
Apresentação das Memórias Paroquiais de Amarante
(Início do Ano Lectivo)
Apresentação da “Defesa da Ponte de Amarante em Banda Desenhada” por José Ruy
2 Outubro
21h00 Conferência – Prof. Dr. António Pedro Vicente
Cerimónia de Homenagem às vítimas da II Invasão Francesa
2 de Maio
Este dia será dedicado às vítimas da II Invasão Francesa sendo, para isso, prestadas as devidas Homenagens.
Manhã
- Missa de Acção de Graças e Sufrágio (Igreja de S. Gonçalo)
- Homenagem às vítimas da II Invasão Francesa (Ponte de S. Gonçalo)
Homenagem, por parte do Município de Amarante e do Exército Português, através do depósito de uma coroa de flores e por um pequeno momento musical.
15h30
Colóquio
(Biblioteca Municipal Albano Sardoeira)
Este encontro tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a importância estratégica que a cidade de Amarante teve no desenrolar da Segunda Invasão, clarificar pormenores sobre as Invasões, o desenrolar de toda a acção, as estratégias de batalha, o pós Invasão, entre outros aspectos julgados importantes.
Assim, farão parte como oradores:
General Carlos de Azeredo – Entre outros é autor de diversas publicações históricas que descrevem a II Invasão Francesa com especial atenção para o episódio da Ponte de Amarante.
Coronel Américo Henriques – É investigador e estudioso da História Militar de Portugal. Tem obra editada, da qual se destaca a publicação do IAEM para apoio das suas aulas e, recentemente, em DVD, a História de Portugal, através da história de 35 monarcas.
Dr. Sérgio Veludo – Professor na Instituto Politécnico do Porto, Membro da Associação Napoleónica Portuguesa e autor, entre outras, de diversas publicações relacionadas com os Uniformes Militares Portugueses.
21h30
Vox Angelis – Recital "In Memoriam - Revoluções Francesas"
Igreja de S. Gonçalo
É possível encontrar relatos sobre a 2.ª Invasão Francesa, com especial atenção ao episódio de Amarante, entre outras, nas seguintes publicações: